terça-feira, 2 de novembro de 2010

A REPORTAGEM NÃO PUBLICADA TEXTO DE MINHA AUTORIA

Há poucos meses atrás,pessoas de variadas idéias começaram a se reunir aos sábados no Mercado Municipal deste município,primeiro sem muito alarde,depois com um barulho ensurdecedor.Estas fundaram a Academia Contagense de Letras.Mas o que vem a ser a Academia Contagense de Letras?Pessoas de fora do movimento achavam se tratar de algum culto esotérico,outros de uma seita de malucos ou de nova igreja evangélica ou agremiação política,alguns até acharam tratar-se de uma academia de ginástica.
Descobrimos o mistério: a ACL é uma reunião de HOMO SAPIENS LITERATUS,mas o que vem a ser este nome difícil de pronunciar?!Através de incessantes pesquisas chegamos a conclusão que o HOMO SAPIENS LITERATUS é conhecido como Escritor,poeta,amante da literatura e dos livros.Mas como conhecer o HOMO SAPIENS LITERATUS?! Isto é fácil,é somente seguir estas dicas:
01) Se seu filho ou filha se tranca no quarto com livros e mais livros,isto é um sinal;
02) Se seu filho adora ir a escola,principalmente fica muito tempo na biblioteca,pode começar a ficar preocupada;
03) Se ele ou ela gosta de se sentar e começa a escrever,pode ter certeza,ele é um escritor;
04) Se ele ou ela compra cadernos mais que o necessário para os seus estudos,comece a desconfiar;
05) Se seu filho,ao dormir,levar um livro ou caderno para a cama,também é outro sinal;
06) Se seu filho gasta o salário dele ou quase todo em livros,arranque os cabelos,chore,grite:ele é um escritor!
Conhecemos um HOMO SAPIENS LITERATUS, melhor dizendo um escritor que gastou seu primeiro salário em livros.Chegando em casa,sua mãe perguntou:-Filho, e o seu salario?-Ele pegou uns dez livros,começou a beijá-los ,dizendo amá-los e falou para sua mãe:-Aqui está o meu salario!
O HOMO SAPIENS LITERATUS se alimenta de quase tudo,devora principalmente livros,na falta deles,devora lista telefônica,dicionários científicos,bula de remédio,qualquer papel impresso.
Com nossas pesquisas,descobrimos que o HOMO SAPIENS LITERATUS cultua,ama,venera certas pessoas,descobrimos algumas delas:
Adélia Prado,descobrimos tratar-se de uma gatona linda que mora em Divinópolis.
Emilé Bronté,fizemos pesquisas e mais pesquisas,temos certeza que ela não mora em Contagem.
Pablo Neruda,descobrimos que tinha um amigo carteiro,mas era meio louco,fez sonetos para o amor,sentimento tão dolorido!
Castro Alves,poeta condor,não com dor física,AI,AI,UI,AI,mas poeta que voou nas asas da liberdade como o pássaro Condor.
Guimarães Rosa também é muito citado,porque o sertão foi sua matéria-prima.
Saramago e seus livros difíceis de entender,mas é Nobel de literatura.
Existem muitos outros,mas vou ficar somente nestes.
Descobrimos também que o HOMO SAPIENS LITERATUS tem os seus livros como um tesouro.Quer ver um chorar?Fale que vai rasgar ou queimar seus livros.Ele chorará,vai fazer pirraça,esperneará como uma criança,vai lhe pedir até pelo amor de Deus para você não fazer isso.
Nossos informantes descobriram que as reuniões foram transferidas para um local chamado Casa de Cultura.
Estou escrevendo esta reportagem e tenho uma revelação a fazer para vocês:
Sou Roberto,41 anos,mas tenho duas identidades,sim,porque todo mundo pensa que eu sou contabilista(é apenas um disfarce), mas na realidade sou também um HOMO SAPIENS LITERATUS,sim,amo os livros,adoro,tenho prazer em escrever.Minha vida é até um livro cômico,vou contar para vocês alguns textos desse livro.
Quando menino,trancava-me no quarto  com meus livros, minha mãe sempre dizia:-Filho,o que você está fazendo?Eu nada respondia.
Gastei meu primeiro salário comprando livros, foi a compra mais gostosa da minha vida!
Quando minha mãe descobriu meu segredo,teve um piti,começou a passar mal e entre lágrimas,reclamava:"Tudo meu Deus,menos meu filho poeta ou escritor! Resultado:parei num psiquiatra!O doutor examinou-me ,dando o resultado a minha mãe:-Dona,não há cura,amor pelos livros e literatura não se cura,tem que aceitar!Hoje minha mãe é minha incentivadora número 1.
Escrevi esta reportagem porque tenho orgulho,meu coração fica enorme:
-Sou um HOMO SAPIENS LITERATUS!

OBS: Escrevi este texto aos 41 anos,vou fazer 50 em Fevereiro e ele continua muito atual.
Roberto-Bibinhopoeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário